Quarta-feira, Novembro 23, 2005

Opiniões da blogosfera

N'O Blogue do Nuno e da Chiara:

"O Público abriu um blogue para fomentar a discussão na blogosfera sobre o plano tecnológico do governo. Aqui fica a minha contribução:

1. Segundo notícia do Público de hoje há um pacto de silêncio entre o governo e as associações empresariais até à aprovação do plano tecnológico pelo governo. Mas porquê? Se este plano é assim tão importante, não tem o governo o dever de nos informar sobre o assunto? Para quê silenciar o debate? Aqui no Reino Unido, quando há uma medidade importante do governo a aprovar, como foi pacote legislativo anti-terrorista, os governantes são incansáveis em dar esclarecimentos à imprensa, e disponibilizam-se para o debate. Eu, pessoalmente, gostaria de saber quais são as divergências das associações empresariais em relação ao plano tecnológico.

2. Uma das medidas do governo é o visto automático para quadros altamente qualificados. Não sou contra esta medida, mas não é aí que está o problema. A realidade é que não há em Portugal oportunidades suficientes em termos de emprego científico e técnológico para os recursos humanos avançados que o país já tem e que continua a formar. A realidade é esta: um português depois de tirar o doutoramento opta por emigrar, ou, se já está emigrado, por continuar no estrangeiro. Não há muitas oportunidades em Portugal. Como é que o plano pretende inverter esta situação?

3. Eu gostaria de saber se as pessoas que trabalham na área de I&D foram contactadas. Afinal este plano técnológico vai fazer-se com quem? Um dos problemas em Portugal é o da liderança nas empresas e institutos públicos que não está preparada ou sensibilizada para a I&D. Os líderes políticos e empresariais estão sensibilizados para o valor acrescentado que um recurso avançado pode oferecer a uma empresa ou instituto público? Há em Portugal pessoas em número suficiente para liderar os projectos científico/tecnológico que o plano ambiciona?"

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Atomic hant


eu só queria dizer que concordo pleanamente com o que escreveu. Considero que Portugal não tem falta de pessoas qualificadas, o que acontece é que não há espaco de integracão em I&D a nivel privado! É esse o problema. Considero o plano apresentado demasiado vago, como sempre ninguém parece estar interessado em ir ao fundo da questão. O plano Tecnológico do modo como esta escrito mais parece uma lista de ideias do que uma lista de medidas eficazes. Eficaz seria atrair para Portugal centros de I&D privados, de grandes empresas multinacionais da área da Biotecnologia, Informatica, Farmácia. Temos excelentes condicões para isso, Portugal forma todos os anos jovens altamente qualificados que ou vào para o desemprego ou emigram! e um bom técnico em Portugal ganha muito menos que na Alemanha ou Holanda, o que obviamente é uma vantagem!
O problema também está relacionado com a qualificacào dos quadros superiores dos Institutos públicos! Quando e que a incompetente geracão dos cinquentas vai para a reforma! bom do modo como têm sido incompetentes, nem direito a reforma deveriam....pois estão a estragar o futuro de Portugal!

9:04 AM  
Anonymous Anónimo said...

Pois... eu, pessoalmente, acho que a medida de vistos automa'ticos para quadros altamente qualificados e' um absurdo!!!
Na 'area da Ciencia, a Fundacao para a Ciencia e Tecnologia (orgao governamental) cede bolsas de doutoramento e pos-doutoramento a portugueses que depois de o terminarem emigram (ou mant^em-se emigrados) porque nao t^em colocacao no mercado de trabalho qualificado nacional a que aspiram. Se isto nao e' oferecer gente qualificada a outros paises, entao nao percebo o que e'! Paga-se a formacao para que outros colham os frutos! Preferivel era de facto criar um sistema de avaliacao de docentes do ensino superior para os primeiros 10 anos de carreira para progressao de carreira, de modo a que nao voltasse a acontecer o que a geracao dos 50 anos ja' referida conseguiu... posicao permanente sem fazer qualquer tipo de investigacao (pelos menos a maioria, nao digo todos)! Chega ao ridiculo de alguns destes ditos Profs. Drs. terem apenas 1 paper cientifico publicado em toda uma carreira cientifica... eu, assim como muitos dos meus colegas, em 2 anos a trabalhar para o doutoramento ja publiquei 3! Conclusao: o meio acade'mico esta completamente saturado e nao tem vagas...
O incentivo a empresas de investigacao e desenvolvimento em Portugal tb me parece uma medida muito apropriada e ja' bem explanada nos posts anteriores...
Portanto, ainda que nao conhecendo bem o documento, pela amostra que vi parece-me um conjunto de balelas que em nada vao ajudar a fornalha da minha geracao que agora esta a doutorar-se ou doutorou-se ha' pouco! Esse pessoal qualificado parece-me esquecido neste documento...

P.S.- Peco desculpa pelos erros na porntuacao, mas no pais onde me encontro eles nao se usam...

10:02 AM  
Blogger João Vasco said...

Disparates atrás de disparates.

Portugal TEM falta de engenheiros e mão de obra qualificada SIM. Basta ver todas as estatísticas, e todas as comparações com os países da União Europeia (os 25!!).

A SIEMENS praticamente "rapou" o mercado, nas palavras do seu líder, e só não vieram mais unidades para Portugal (que se tem destacado pela excelência dos resultados) porque havia FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA.
Se assim não fosse, Portugal teria beneficiado com a criação de vários postos de trabalho altamente produtivos que iriam enriquecer a nossa ecnomia.

Antes de disparatar, informem-se dos dados e dos factos.

3:21 AM  
Anonymous Anónimo said...

Tambem nao nos podemos esquecer do laxismo de muitas universidades, e duma classe de professores instalados a nivel universitario que cristalizaram à varios anos todo o sistema universitario, não permitindo a sua mudança e evolução. Em muitas áreas do conhecimento as nossos supostos polos de conhecimento e investigação estao transformados em verdadeiras "repartições de serviços publicos", gordos, parados e congelados no tempo. E o mais grave é que não desamparam a loja para dar espaço aos novos, e á renovação. Isto é apenas um exemplo de um dos sectores fundamentais do nosso pais.

9:50 AM  
Anonymous Anónimo said...

Atomic Hant,

Caro Jo& Tilde

Conheco muito bem a situacào da Siemens e do mercado da Informatica e telecomunicacoes, e nào concordo com o que disse! Espero que me explique porque entào a Siemens tem despedido tantas pessoas qualificadas?
O grande problema: e que nóss mais novos e eficiente e competentes temos que exigir que a geracao que conseguiu o canudo gratuito com passagens administrativas no 25 de Abril e nao faz 'cu', nào publicam , nào inovam e que intupiram completamente o sistema, alias criaram o seu sistema que pôs o pais num marasmo completo, sejam avaliados e postos na rua!
e com esta termino!

10:05 AM  
Anonymous Anónimo said...

Atomic hant

quero so pedir desculpa pela falta de acentos..... mas na o tenho....

10:07 AM  
Blogger Nuno said...

Ó João, eu acho é que tu é que não sabes o que estás a dizer.

Os interesses da Siemens não são os interesses de Portugal. É optimo que a Siemens traga unidades para Portugal, mas essas declarações do líder da Siemens (que eu, sinceramente, nunca ouvi falar) têm que ser analisadas com cuidado.

Será que a Siemens não pretende trazer mais unidades para Portugal porque a mão de obra em Portugal, em termos de engenharia, é mais barata que na Alemanha? E até que ponto as declarações do líder da Siemens são verdade? Custa-me a acreditar.

Aquilo que o plano tecnológico pretende é criar as condições para que Portugal possa gerar as suas prórpias "Siemens", criando produtos inovadores.

10:15 AM  
Anonymous Anónimo said...

Atomic hant

Não se sabes João, as unidades de desenvolvimento de software e produtos para linha de telefone fixa existentes na Bélgica e Finlândia fecharam porque todo o trabalho foi pela Siremens Portugal que actualmente se dá ao luxo de contractar engenheiros novatos aos pontapés que ganham 1000 euros e trabalham mais de 10 h/dia, e sim , não ganham relativamente às horas extraordinárias!e são bem mais baratos que os Belgas ou Finlandeses! E com contractos a termo certo, pois a Siemens Portugal sabe que são poucas as empresas a absorver Engenheiros de Telecominações e de Informática para o mercado de trabalho e as pessoas não têm outra opção!
Acho que com isto deixo claro que os interesses da Siemens não são os mesmos de Portugal.

6:41 PM  
Anonymous Anónimo said...

Atomic hant

E claro João,

falta-te tb alguma experiência de vida, pelo que vi ainda és apenas um estudante e não acredites em tudo o que os Administradores, dizem está bem?! Sabes, às vezes (só às vezes) mentem.....

6:43 PM  
Blogger Joao said...

Meu caro Jo& Tilde,

Portugal não tem falta de quadros qualificados.
O problema é que esses quadros estão cada vez mais a sair do país o mais cedo possivél.
E este facto basicamente é comum a todas as áreas desde a engenharia, à biologia passando por outras áreas.
De resto este problema não é recente pois bem me lembro de já ouvir falar deste assunto desde os meus tempos da licenciatura e já lá vão 5 anos.
O grande problema é que e como o atomic ant diz, os impostos dos portugueses são usados para a formação de quadros nas nossas universidades e depois esses quadros acabam por ter que ir para o estrangeiro pois em Portugal não têm a minima hipótese e em especial ao nivél das Universidades e Institutos públicos superiores.
Porquê?
Muito simples:
- A grande maioria e repito maioria dos senhores doutores e doutoras que estão nas Universidades pura e simplesmente não fazem puto.
E mais grave, não fazem nem deixam fazer, sabe-se lá com que receio....
Muitos deles e delas pura e simplesmente estão à espera da idade da reforma, tal não é a imbecilidade.
Jovens como eu, têm que ir trabalhar para fora pois em Portugal, quando se candidatam a Bolsas de doutoramento com média de 14 valores de licenciatura, pura e simplesmente são postos de lado porque não têm 16 de média.
Vejam o exemplo de muitos Institutos e chefes de grupos de investigação por esta Europa fora, que escolhem as pessoas não pelas médias mas por entrevista.
É tão simples.
Não são bons para a FCT mas são bons por exemplo para a Universidade de Oxford ou MIT.

Em relação a falta de quadros o grande problema começou alguns anos atrás quando se decidiu "cortar" os Institutos de formação técnica (pós 25 de Abril) e mais tarde fomentar o aparecimento de Universidades como cogumelos.
Vejam o exemplo da Noruega no que diz respeito a Institutições de Ensino superior.
Em relação aos senhores professores, a maioria deles e delas (graças a deus ainda existem excepções) "congelaram no tempo" e pura e simplesmente (desculpem a expressão) estam-se a cag... para a investigação pois não são avaliados, façam muito ou pouco.
Mais uma vez dou um exemplo.
Ano passado (2005) o MRC (Medical Research Council Inglês) "fechou" uma Unidade de investigação na Universidade de Cambridge, porque pura e simplesmente não estavam a produzir o esperado.
Assim tão simples!
Outro lapso que existe no nosso país é a falta de ligação entre empresas e Universidades, nalgumas áreas é claro.
Exemplo:
Área de Biologia Marinha.
Vejam qual é a 2ª maior exportação da Noruega?
Resposta: Peixe de Aquacultura.
A primeira é petróleo.
Como conseguiram....
Muito simples:
Fundos para Investigação vêm do Governo e empresas.
Não produzem... Azar.... fecham a torneira e acabou-se o problema.
E quando falo em produzir, não são só artigos cientificos mas também mais valia económica para a empresa mas principalmente para o País.
É aproveitar o historial do país em termos de ligação com o Mar e evoluir no tempo.
Outras áreas não é dificil tirar as conclusões.
O soutros vêm buscar-nos a Portugal.
O nosso país continua nas histórias de apresentação de programas que prometem maravilhas mas que afinal acabam por dar em nada.
O único beneficio deste tipo de apresentações é só a pompa e circunstância para a classe política porque depois vai-se a ver e nada.

6:58 PM  
Anonymous Anónimo said...

Eu (portugês, engenheiro electrotécnio, média de 15, com Mestrado, investigação, 6 anos de trabalho na EFACEC em portugal) emigrei.
Não me arrependo, trabalho as 8h por dia, ganho muito mais.
É claro que o João Vasco ainda não vê que Siemens, tem muitos "empregos" mas de engenharia menor, controlo de produção não é investigação o que os outros senhores estão a falar. Estar 8h por dia a ver se os chips de memória estão a sair bem ou se o jogo em java "Fuzzy-Bubble"para os telemveis "última geração" não é emprego para doutorado. Tudo depende das prespectivas de cada um. A Holanda (deve vir dos piratas) tem uma táctica muito melhor... esta-se "cagando" para a formação dos nacionais... o interessante é chamar ao país pessoas com conhecimento depois de formados... se formos a ver fica mais barato... eu paguei de propinas 1200 PTE durante 5 anos... devo ter custado ao estado cerca de 500000 PTE/ano... agora estou aqui... a pagar impostos...

4:16 PM  
Anonymous Anónimo said...

Amigos, como nao deveriam muitos dos nossos mais capazes de sair do país se, invariavelmente, o comando está na mao da brigada do reumático? Nao estou contra o reumático, contudo, que esses reumáticos no mínimo espreitem um pouco mais além da sua janela e vejam o mundo, como ele pula e avança como disse o poeta!! Enquanto isso nao acontecer, enquanto nao se formar uma massa crítica relevante, tudo permanecerá na mesma dominando um doentio esquema de "apadrinhamento", ulgo nepotismo. Eu pertenço à brigada do reumático com PhD e jamais pactuei com o sistema. Assim, saí para o estrangeiro e aqui estou,feliz e contente por haver vencido nas minhas atribuiçoes.
Plano tecnológico com a gente que está???? É que há cada história para contar, cada caso mais vicioso, cada situaçao mais caricata que francamente tenho de fazer força para acreditar que o tal de PT vai resultar em beneficio do nosso cantinho.
Quanto ao recurso a tecnicos estrangeiros qualificados, estou de acordo com quem pergunta "quanto me custa?" contudo, tb é certo que nao acredito que os bons que existem (é que existem mesmo), nao estao para chatices de cortar a direito.

7:54 PM  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home